Maconha pode reduzir tumores

16 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Farmácia da University of East Anglia (UEA), em Norwich, na Inglaterra, e publicada esta semana no Journal of Biological Chemistry, indica que um composto contido na maconha pode reduzir o crescimento de tumores malignos. Apesar da ação da maconha contra o câncer já ter sido sinalizada por outros estudos, a inovação, agora, se refere à descoberta de marcadores que definem a interferência do principal ingrediente psicoativo da cannabis – o THC ou tetrahidrocanabinol  - no desenvolvimento da doença. Os cientistas acreditam que a descoberta poderá dar origem a um composto sintético que sirva no combate efetivo do câncer.


Maconha tem propriedades anti-câncer, mas cientistas desaconselham automedicação

Com participação da Universidad Complutense, em Madri, na Espanha, a pesquisa sobre a maconha usou amostras de células cancerosas humanas para induzir tumores em camundongos. Os cientistas então aplicaram doses de THC nos roedores. Como resultado, eles indicaram dois marcadores (CB2 e GPR55) que foram particularmente responsável pela redução do câncer. "THC tem propriedades anti-câncer. Este composto é conhecido por agir através de uma família de receptores canabinóides. No entanto, não estava claro quais deles eram responsáveis pelos efeitos anti-tumorais”, pontuou o pesquisador da UEA, Peter McCormick. Segundo ele, os resultados ajudam a explicar alguns dos efeitos da aplicação de THC em baixas e altas doses sobre os tumores. "Tem havido um grande interesse em compreender como os mecanismos moleculares por trás da maconha têm influência sobre as patologias como o câncer”, acrescenta. 

 A ideia dos pesquisadores é evitar que os tumores crescam. Contudo, McCormick alerta ser importante que os pacientes com câncer não se automediquem com maconha. "Nossa pesquisa utiliza um composto químico isolado na concentração correta é vital. Espero que a nossa pesquisa possa chegar a um equivalente sintético seguro no futuro ", explica. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Câncer,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.