Menos açúcar, mais mel

13 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Na cozinha

Fonte


Produto apresenta diferentes características de acordo com florada da região

Durante muito tempo o mel foi o único produto usado pelo homem para adoçar alimentos, até ser substituído gradualmente por açúcares refinados manufaturados. Elaborado pelas abelhas a partir do néctar das flores, o consumo deste produto de valor agregado oferece muitos benefícios. De acordo com artigo da nutricionista Eroni Lupatini, do Paraná, o mel é rico em glicídios, vitaminas e sais minerais. “O néctar das abelhas é mais do que uma fonte de energia. Enquanto o açúcar refinado favorece o acúmulo de gorduras, o mel ajuda na digestão e na eliminação de toxinas, atuando ainda como antibacteriano, antifungicida, cicatrizante, expectorante e antinflamatório”, explica. Ela sugere substituir o açúcar pelo mel pois, além de saboroso, é uma escolha saudável. 

Uma colher de chá de açúcar contém cerca de 40 calorias, enquanto a mesma quantidade de mel contém 25 calorias, além de ter um poder adoçante muito maior que o do açúcar. Mas atenção: diabéticos não devem consumir mel, pois o teor de glicose do composto é muito elevado. 

Curiosidade sobre o mel:

A cor e o sabor do mel dependem da espécie de flor escolhida pela abelha. Estas características influenciam também em suas propriedades medicinais. Confira abaixo os principais tipos de florada existentes no Brasil e as vantagens de cada uma delas concede ao mel:

• Florada Silvestre (amarelo escuro) - Agente fortificante, auxilia na limpeza das vias respiratórias e normalização da função intestinal. É desintoxicante, bactericida e hidratante natural para a pele.
• Florada de Laranjeira (amarelo claro) – O mel decorrente dessa florada pode ser utilizado como tranquilizante natural, contra insônia, nervosismo e palpitações. Também é usado como calmante e regulador das funções Intestinais.
• Florada de Eucalipto (marrom escuro) - É um agente de limpeza respiratória que auxilia no combate à bronquite, tosse, asma e sinusite entre outros males respiratórios. Também possui excelentes propriedades antissépticas. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Gastronomia,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.