Moderação é chave no consumo de carne vermelha

22 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Embora muitas pesquisas apontem a carne vermelha como uma grande vilã para a saúde, há quem defenda os benefícios do consumo moderado desta proteína. “A carne vermelha é o alimento que mais contém ferro. E o ferro contido nela é melhor absorvido pelo organismo do que o existente em itens de origem vegetal”, destaca a nutricionista Aldryn Sonis, que vê mais vantagens do que prejuízos no consumo deste alimento.

 


Nutricionista defende cortes magros como excelente fonte de ferro e vitaminas


“Os malefícios da carne vermelha estão ligados ao consumo excessivo ou da escolha de cortes muito gordos, que contêm grande quantidade de gordura saturada”, explica. Segundo ela, esta opção aliada a fatores como sedentarismo, por exemplo, pode contribuir para o aumento do colesterol e, consequentemente, uma maior incidência de problemas cardíacos. 
A nutricionista recomenda que o ideal é moderar o consumo, optando sempre por cortes magros e refeições equilibradas, variando entre carnes de gado, peixes e aves. “Na hora da compra, é importante pedir para que se retire a gordura aparente da peça. Outra dica é optar pelas preparações assadas, grelhadas ou refogadas para não aumentar o teor de gordura e o valor calórico da preparação”, sugere Aldryn.
Sabendo escolher cortes magros, há inúmeros benefícios. A carne vermelha é excelente fonte de proteína de alto valor biológico, que fornece todos os aminoácidos necessários ao metabolismo. Ainda é um alimento rico em vitaminas do complexo B, zinco, magnésio e potássio. 
Para quem não consome carne, a profissional ressalta que é importante obter informações de como substituí-la adequadamente e, se for necessário, complementar a dieta com suplementos vitamínicos.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Alimentos,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.