Monitore seus batimentos cardíacos pelo celular

14 de abril de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte


Enquanto escrevia esta reportagem, meu coração chegou a 75 bpm

Com o avanço da tecnologia, os celulares concentram cada vez mais funções na palma da mão. Entre os aplicativos que vêm ganhando adeptos entre esportistas e aqueles que querem escutar seu coração está o Instant Heart Rate, que oferece medição de batimentos cardíacos. Com acesso grátis tanto para IPhones quanto para o sistema Android, o dispositivo funciona por meio da câmera fotográfica do próprio celular e tem fácil manuseio. Basta o usuário colocar o dedo indicador sobre a câmera e aguardar alguns segundos. Sem utilizar nenhum instrumento externo, a aferição é feita com base em sutis mudanças na coloração da pele decorrentes dos batimentos do coração. A ferramenta, que permite ao usuário compartilhar seu “desempenho” com os amigos nas redes sociais, ainda armazena os dados e as condições de cada teste (em exercício, cansado, após acordar, etc). Enquanto redigia essa matéria testei as funcionalidades do aplicativo. Sentada em frente ao computador, meu coração trabalhava em 75 batimentos por minuto (bpm).

Mas o aplicativo não é o único a oferecer essa função. Na lista dos apps, também estão o Runtastic Heart Rate Monitor e o Cardiógrafo, que têm funcionamento bem similar ao Instant Heart Rate. Já o Cardiio Heart Rate Monitor realiza a medição utilizando a câmera, mas o usuário só precisa olhar para ela. Além de armazenar os resultados, também se arrisca a dar uma expectativa de vida a partir dos dados computados. Apesar de interessantes do ponto de vista de acompanhamento da saúde e das respostas do corpo a diferentes estímulos, os aplicativos são apenas ferramentas amadoras. Qualquer diagnóstico deve ser feito por um médico.

E por falar em coração, outra novidade em termos de monitoramento via smartphones foi lançada neste final de semana no mercado mundial. O Galaxy 5S, da Samsung, chegou ao varejo já com medidor de batimentos cardíacos. E para quem gosta de tirar fotografias, o modelo conta com uma câmera de 16 megapixels com funções avançadas de imagens e promessa de rapidez nos downloads.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Infarto, Tecnologia,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.