Musculação e hidroginástica trazem mais benefícios à terceira idade

15 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria De bem com a vida

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

A musculação e a hidroginástica são as modalidades que trazem os melhores resultados à saúde na terceira idade. A constatação foi obtida por pesquisadores após um ano de acompanhando de mil idosos integrantes do Grupo de Estudos em Atividade Física e Promoção da Saúde da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. A observação leva em conta cinco variáveis de aptidão física: força muscular, equilíbrio e flexibilidade, agilidade, capacidade cardiorrespiratória e resistência muscular. 


Hidroginástica garante maior flexibilidade e equilíbrio

“No caso da hidroginástica, é uma modalidade que traz ganhos maiores de flexibilidade e equilíbrio, pois a água oferece resistência constante”, explica o professor de mestrado e doutorado em educação física da São Judas, Aylton José Figueira Júnior, coordenador do grupo. Já a musculação é uma modalidade que permite regular as cargas. “Os benefícios virão pela frequência semanal”, ressalta o pesquisador. Ele recomenda que os exercícios sejam feitos diariamente, e não só três vezes por semana.

Caso o idoso não possa fazer musculação ou hidroginástica, a terceira melhor opção de atividade física, de acordo com o estudo, é a caminhada. “Se for possível fazer as três modalidades combinadas, melhor ainda”, destaca Figueira Junior. No caso da caminhada, a intensidade deve ser de leve a moderada, em um ritmo que seja confortável. Para acertar o passo, o professor ensina: numa escala de 0 a 10, a média de esforço deve ficar entre 6 ou 7. 

Outros dois grupos envolvidos no estudo praticam pilates e ginástica funcional. Embora tragam benefícios comprovados à saúde, estas duas modalidades são consideradas as que proporcionam menos ganhos para os idosos.

 



Musculação permite regulagem de carga em casa exercício

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Exercício Físico,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.