No caminho do coração tranquilo

17 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Mente

Fonte


Meditar reduz os riscos de ataque cardíaco e AVC. Foto: Getty Images

Desde que o mundo é mundo que as pessoas buscam respostas para questionamentos como “Onde estamos?”, “O que sou?”, Qual é o propósito da existência?”, “Por que me comporto, sinto e reajo de determinada maneira e não de outra?”. Há séculos a humanidade está envolvida em diferentes estilos de meditar. A meditação transcendental, por exemplo, um dos estilos mais conhecidos, ganhou força e notoriedade nos anos 60 quando os Beatles, depois de viagem para a Índia, encarregaram-se de propagar a prática.

Benefícios como o controle do estresse, a sintonia com o corpo e a melhora da concentração têm tornado a prática da meditação cada vez mais popular. A meditação é, conceitualmente, um estado de mente que esvazia os pensamentos. Muitos concordam que a correta respiração, em silêncio e com a cabeça livre, é fundamental para o relaxamento, a ativação da criatividade e até a melhora da imunidade física. Há muitos estilos da prática, que busca hoje se desvincular do contexto místico.

 "A calma é o estado ideal no qual devemos receber experiências de toda a vida", registra Paramahansa Yogananda (1893-1952), fundador da Self-Realization Fellowship, no livro Paz Interior. Yogananda é considerado um dos grandes mestres espirituais tanto no Oriente quanto no Ocidente. Pela meditação, escreve ele, pode-se cultivar uma incrível paz interior que dissolve o nervosismo. Na Self, aulas não são dadas. Os ‘alunos’ recebem as instruções deixadas por Yogananda diretamente por correspondência.

Estudos científicos já endossam que meditar reduz ainda os bloqueios nos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de morte súbita por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Como resultado, o interesse pela meditação tem aumentado. A procura por ‘mestres espirituais’ para orientar o caminho é pessoal. Eles podem fornecer as ferramentas para essa busca.  O propósito é encontrar o próprio estilo de meditação.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Meditação,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.