Nova droga contra a insuficiência cardíaca

02 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e da Universidade de São Paulo (USP) descobriram uma molécula sintética (Alda-1) que demonstrou, em ensaios pré-clínicos, potencial para se tornar uma aliada no tratamento da insuficiência cardíaca e de outras doenças do coração. Os primeiros testes com humanos, para atestar a segurança do composto, devem iniciar ainda este ano. Em um experimento recente, o grupo de pesquisadores tratou ratos portadores de insuficiência cardíaca durante seis semanas e observou um aumento de 40% na capacidade do coração de bombear sangue. Os resultados foram divulgados na edição de junho da revista Cardiovascular Research.


Expectativa é iniciar testes em humanos ainda neste ano

Agora, os pesquisadores farão ensaio clínico para avaliar a toxicidade da molécula em indivíduos saudáveis. Se os testes forem bem sucedidos, poderão ter autorização para testar em portadores de determinadas doenças cardíacas. A ideia é transformar a droga experimental em um produto comercial.

O estudo simula uma das principais consequências da insuficiência cardíaca: o infarto agudo do miocárdio. Para induzir o problema no rato, os cientistas amarram uma de suas artérias coronárias. A falta de irrigação sanguínea causa a morte imediata de aproximadamente 30% das células cardíacas. As restantes passam a trabalhar dobrado para compensar a lesão e acabam entrando em colapso. 

Segundo o coordenador do estudo, Julio Cesar Batista Ferreira, professor do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, o tratamento foi iniciado quatro semanas após o infarto induzido, quando os animais já apresentavam uma função cardíaca prejudicada. Após seis semanas de tratamento, foi observado aumento de 40% no volume de sangue bombeado no grupo que recebeu a droga. No Brasil, a pesquisa tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Com informações da Agência FAPESP


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Infarto,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.