Novo golpe virtual pelo WhatsApp

31 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte

O WhatsApp, aplicativo que vem sendo instalado de forma crescente por usuários de todas as idades em seus smartphones, inclusive por idosos, é o novo alvo de golpes na Internet. Uma mensagem é enviada por e-mail informando que o usuário violou a política de privacidade do aplicativo, citando o item 12848-WBR. Mas, segundo informou o site UOL Tecnologia, este item não existe nos termos de uso da ferramenta.


WhatsAPP é a mais nova febre para troca de mensagens entre as mais diferentes faixas etárias

De acordo com o e-mail fraudulento, a violação se deve ao envio de fotos e vídeos ilícitos ou ilegais denunciados por outras pessoas. No chamado golpe do WhatsAPP, a mensagem ameaça bloquear a conta do usuário de 5 a 90 dias ou até por tempo indeterminado se ele não realizar um novo procedimento. Ações como o golpe do WhatsAPP geralmente infectam o computador com o objetivo de roubar dados pessoais e financeiros do usuário.

O golpe do WhatsAPP ocorre por meio de uma mensagem enganosa que fala sobre a existência de um novo termo de aceitação e, caso o documento não seja visualizado, o aplicativo será bloqueado. Repare que, como é comum nesse tipo de armadilha, a mensagem contém erros de português.

Este não é o primeiro golpe do Whatsapp. Pesquisadores do laboratório da ESET América Latina identificaram outras duas ameaças em apenas uma semana. Uma delas utiliza uma falsa mensagem de voz comprimida com o intuito de disseminar o “Zeus”, vírus que rouba informações pessoais e dados bancários de usuários. Ao tentar descompactá-la, o aparelho do usuário é contaminado. O outro golpe do WhatsAPP baseia-se em um falso email que promete o uso do aplicativos em computadores de mesa.

Para evitar ser pego pelo golpe do WhatsAPP, a sugestão é contar com um antivírus atualizados e capaz de detectem novas ameaças e, antes de tudo, duvidar de todo o conteúdo estranho que chega pela web.

 



No golpe do WhatsAPP, Mensagem alega que usuário violou política de privacidade do aplicativo

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Tecnologia,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.