O poder das deliciosas frutas vermelhas

01 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Morango, amora, mirtilo ou pitanga? Conhecidas como poderosas fontes antioxidantes, as frutas vermelhas ajudam na prevenção de doenças. Framboesa, groselha, cranberry e goji berry também fazem parte do grupo. “Estas frutas vermelhas apresentam compostos bioativos denominados antocianinas, que são excelentes na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, anti-inflamatórias e anticancerígenas, além de auxiliarem no controle glicêmico”, explica a nutricionista Adriana Corsetti.


Goji berry é rica em vitamina C e potente contra o envelhecimento celular

As frutas vermelhas agradam bastante o paladar dos brasileiros e, por isso, ganham espaço cada vez maior na gastronomia. Além de saborosas, elas também são aliadas no combate ao envelhecimento, pois são ricas em antioxidantes e vitaminas do complexo B, que atacam aos radicais livres responsáveis pela oxidação e envelhecimento das células. Pouco calóricas e ricas em fibras, auxiliam ainda no funcionamento do intestino, na redução do colesterol ruim (LDL) e na melhorar o sistema imunológico.

De acordo com a nutricionista, “as frutas vermelhas também têm efeito benéfico para a visão e possuem alta concentração de vitamina C, fósforo e cálcio”. Segundo orienta Adriana, a melhor forma de consumir as frutas vermelhas é in natura, mas também podem ser ingeridas na forma de sucos, geléias e doces. 

Entre as frutas vermelhas, a goji berry atualmente tem sido foco de pesquisas realizadas em países ocidentais devido ao seu potente efeito antienvelhecimento. Cultivada há 600 anos na China, na Índia  e no Tibete, a goji berry possui propriedades terapêuticas por atuar como antioxidante e imunomodulador. É uma fonte rica de vitamina C, com dose 50 vezes maior do que a laranja. No Brasil, é mais facilmente encontrada desidratada ou em extrato. 



No Brasil, é mais fácil encontrar fruta na forma desidratada

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Alimentos,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.