O que fazer com a primeira parcela do 13º?

26 de agosto de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte

A partir desta semana será liberada a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas, segundo o calendário do Ministério da Previdência Social. Essa injeção de dinheiro feita pelo INSS ajuda a aquecer a economia, mas é preciso atenção para saber qual é a melhor forma de utilizar essa quantia.


Antes de gastar o 13º, faça uma avaliação das suas finanças, pague as dívidas e guarde um pouco

Segundo o educador financeiro do DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, antes de gastar o dinheiro é preciso fazer um diagnóstico das finanças. Na prática, nada mais é do que anotar todos os gastos ao longo de um mês, separando-os em categorias (alimentação, combustível, vestuário, etc.). Assim, é possível ter uma visão ampla sobre onde o dinheiro está sendo aplicado e como é possível gerenciá-lo. Com essas informações você saberá qual a maneira de utilizar melhor o seu 13º.

Se estiver endividado, o primeiro passo é saber exatamente o que se deve e para quem. A prioridade na utilização dos recursos do 13º deve ser as dívidas que possuem os maiores juros, como cheque especial e cartão de crédito. É importante conversar com o credor e tentar renegociar o débito. Quem sabe não é possível conseguir descontos e/ou melhores condições de pagamento, recomenda Domingos.

Quem não possui dívida, mas também não consegue poupar, deve ter atenção. Apesar de a situação parecer controlada, ela é preocupante. Em um primeiro imprevisto, o status poderá passar para endividado, da noite para o dia. O educador ressalta que é fundamental ter uma reserva financeira, para onde deve ser destinada uma parcela do 13º salário.

Já quem tem o hábito de investir, o recomendável é aplicar essa quantia extra. Domingos alerta que deixar o dinheiro "solto" ou sem uma finalidade pode fazer com que ele se perca em gastos de menor importância no dia a dia. "O dinheiro extra na economia, sem dúvida nenhuma, é muito positivo, desde que utilizado de maneira consciente, com educação financeira", finaliza.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Finanças,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.