O segredo da verdadeira Vaca Atolada

20 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Na cozinha

Fonte

O prato parece simples, mas o segredo para uma verdadeira Vaca Atolada está nos detalhes, no tempero caipira e no preparo na tradicional panela de ferro. Uma tradição que conquista comensais de diversos estados brasileiros, mas que se tornou parte da gastronomia típica em Minas Gerais. De sabor marcante, é uma receita inusitada para a maioria dos turistas que visitam o Brasil.


Receita típica de Minas Gerais é ideal para dias frios

Ingredientes

1 quilo de costela bovina com osso
1 quilo de mandioca
2 cebolas
6 tomates maduros
1 lata de tomates pelados
Pimentões verde, vermelho e amarelo
Cheiro verde

Modo de preparo

A receita começa pela escolha da carne. Há várias opções, mas a mais comum é a costela bovina. A preferência deve-se ao sabor característico de cortes com osso e à presença de gordura entremeada. Tempere a carne com sal, pimenta, cheiro verde e alho.
Em uma panela de ferro frite a carne até que fique dourada. Em seguida, acrescente a cebola e os pimentões picados e deixe fritar. Na sequência, junte os tomates e uma lata de tomates pelados. Deixe ferver por cerca de uma hora com a tampa da panela fechada mexendo de vez em quando.

Em outra panela, cozinhe a mandioca e reserve. Uma dica: para a mandioca ficar macia e abrir, dê um susto com um copo de água gelada quando a cozimento estiver em fervura plena.

Misture metade da mandioca ao molho e deixe que ela siga cozinhando até praticamente dissolver-se. Minutos antes de servir, acrescente o restante e sirva bem quente.

A vaca atolada é um prato forte e, por isso, deve ser consumido com moderação. Ideal para dias frios, pode ser harmonizada com um bom vinho tinto.

Bom apetite! 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Gastronomia,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.