Pão caseiro cheio de boas energias

06 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Na cozinha

Fonte

Não tem cheirinho melhor que venha da cozinha do que o de pão quente. Bom mesmo é aquele feito em casa, ainda como a vó da gente fazia. Sovado à mão, ele vinha recheado de carinho. Afinal, pão é assim mesmo. Cada um que sova a massa dá a ela um sabor único. Em um tempo em que muitos vêm usando as populares máquinas de pão, o i3i sugere que você ponha literalmente a mão na massa. Vamos lá?


Formato de trança deixa o alimento mais bonito e apetitoso

Ingredientes
3 xícaras de leite morno
3 colheres de sopa de açúcar
1 envelope de fermento biológico
3 colheres de manteiga
1 colher de sopa rasa de sal
3 ovos
1 quilo e meio de farinha de trigo

Modo de fazer
Leve o leite e o açúcar ao fogo ou ao micro-ondas para amornar. Atenção, o leite não pode estar nem tão frio que não ative o fermento, nem tão quente que comprometa sua ação. 

Em uma tigela, coloque o leite com açúcar, o fermento, a manteiga e os ovos mexendo sempre com uma colher. Acrescente o sal, e, por último, a farinha. Vá juntando a farinha aos poucos para conferir o ponto da massa. Misture bem até que a massa comece a se soltar da tigela. Então, é hora de leva-la à mesa.

Em uma superfície limpa, despeje a massa, cubra com farinha e comece a sovar. Siga acrescentando farinha aos poucos de forma a manter a massa lisa e impedir que ela grude na mesa. Aplique força e tente mentalizar coisas boas, transfira vibrações positivas para o alimento. Afinal, a energia do cozinheiro é o primeiro passo para o sucesso de uma receita. 

Com a massa bem lisa, é hora de descansar. Deixe-a em uma bacia em um lugar livre do vento, como o forno, por exemplo, por uma hora. A massa deve dobrar de tamanho. Você deve então reparti-la  em três para acomodá-las nas formas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. 

Há muitas maneiras de acomodar a sua massa de pão. Uma das mais bonitas é a trança. Cada terço da massa deve ser dividido em outras três partes. Cada uma delas deve ser esticada em formato cilíndrico e, em seguida, elas devem ser entrelaçadas de três em três. Você terá três pães maravilhosos para servir. 

Mas, calma, ainda é preciso esperar que eles cresçam mais uma hora nas formas. Só então, se deve ligar o forno em temperatura baixa para assar. O cozimento leva em torno de 40 minutos. Evite abrir o forno. Um bom indício de que seu pão está pronto é quando a superfície ficar levemente dourada. 

Uma dica para garantir que a casca do pão fique macia é pincelar leite na parte superior e retornar com ele ao forno por alguns minutos.  
Para quem gosta de sabores mais marcantes, a massa ainda pode ser recheada com itens salgados (presunto e queijo, salsicha, etc) e doces (chocolate, doce de leite, goiabada).


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Gastronomia,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.