Para manter vivas as melhores memórias

20 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Mente

Fonte


Pesquisa avalia relação entre bem-estar e lapsos de memória em Paulínia. Foto: Getty Images

“Envelhecer não é esquecer”, garante a psicóloga Luciana Gumiero, de 52 anos, que desde 2008 vem se dedicando ao estudo da memória no envelhecimento. Para fazer um trabalho preventivo em relação à saúde do cérebro na terceira idade, ela criou a Oficina de Vivência da Memória. O projeto, que nasceu de uma preocupação com as reclamações referentes aos lapsos de memória nesta fase da vida, está sendo desenvolvido com um grupo de 50 idosos no município de Paulínia, no interior de São Paulo.

De acordo com a especialista, envelhecer com autonomia mental e emocional é fundamental para o bem-estar do idoso. “Pessoas mais serenas frente às dificuldades da vida são mais otimistas e conseguem estimular mais o sistema nervoso”, explica. Segundo Luciana, esta postura contribui para manter a memória mais saudável no envelhecimento. Outros fatores importantes são a alegria e o interesse pelo novo. “Sempre digo a eles: se você quer ser uma pessoa interessante, tem que se interessar por coisas novas”, afirma.

Ao longo de oito encontros com duração de uma hora e meia, os participantes recebem informações sobre o funcionamento do cérebro, além de orientações por meio de conversas com médicos e nutricionistas. Para a aposentada Wilma Rosa de Freitas e Silva, 70 anos, as oficinas estão sendo muito importantes, pois têm ajudado a melhorar sua condição física e mental. “Para tudo na vida temos que usar a memória. Além disso, aproveito o momento para encontrar com as amigas, dividir os problemas e me distrair”, comentou. 

O objetivo do projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social de Paulínia, é fazer com que os idosos recebam informações sobre como gerenciar a memória. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Cérebro,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.