Pesquisa busca padrão de exercícios na terceira idade

20 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Um grupo de 40 idosos que se exercitam, sendo 20 atletas de alto rendimento e 20 praticantes recreativos, são voluntários em estudo que busca determinar os parâmetros de intensidade (peso) e volume (número de repetições) de treino para pessoas com mais de 60 anos. O pré-requisito mínimo estipulado para participar foi a prática regular de atividade física, sendo necessário acumular, ao menos, 20 horas/mês.


Estudo quer criar referências para orientar a prática de exercícios na terceira idade

A pesquisa sobre exercícios na terceira idade, que está sendo realizada pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do RS, está em fase de coleta de amostras e deve ser concluída em agosto. Cada idoso fez dois testes físicos em esteira e também exames de sangue e saliva, além de responder a um questionário. “Vamos ajustar os parâmetros a partir de dois hormônios: testosterona e cortisol”, explica o professor André Estrella, da Faculdade de Educação Física.

O que motivou o estudo, que faz parte de seu trabalho de doutorado em Imunologia do Envelhecimento, é justamente a ausência de parâmetros que norteiem a prática de exercícios na terceira idade. Estrella relata que em academias de ginásticas, por exemplo, é comum o tratamento destinado a pessoas mais maduras ser o mesmo de adultos jovens. “Mas os corpos são diferentes, as respostas são diferentes. Os idosos precisam de intervalos maiores, por exemplo”, explica o pesquisador.

Embora o estudo sobre exercícios na terceira idade ainda não seja conclusivo, um dado curioso, comentou Estrella, é que a intenção de participar das mulheres é maior em modalidades recreativas (80%), diferente dos homens que preferem os esportes competitivos. Ao final da pesquisa, a meta é ter referências para elaborar uma rotina de exercícios na terceira idade de forma que seja possível aproveitar da melhor forma possível a capacidade dos desportistas longevos.

 



Nas academias, muitos não têm um olhar diferenciado para os exercícios na terceira idade

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Exercício Físico,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.