10ª Parte - Pesquisa investiga o sono infantil

17 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

Frequentes também na infância e adolescência, os distúrbios do sono podem influenciar no comportamento, na aprendizagem, no desempenho escolar, no relacionamento familiar e social. O problema é que, muitas vezes, estes transtornos não são diagnosticados. Uma das questões que dificulta a identificação dos distúrbios do sono infantil é que, no Brasil, as taxas de prevalência ainda são pouco conhecidas. Em diferentes locais do mundo, elas variam entre 5% e 40%. Levando em conta o impacto negativo que estes problemas podem trazer ao desenvolvimento de forma geral, um estudo inédito vai avaliar o sono a partir de um mês de idade até os 19 anos. 


Dormir mal pode comprometer desempenho escolar e social das crianças.

Outra motivação para o levantamento sobre o sono infantil são as queixas recorrentes de pais, que relatam, tanto a médicos pediatras quanto a fisioterapeutas, que seus filhos não dormem bem. “Quando questionados sobre hábitos e rotinas de sono, muitos pais não se alertam para a gravidade do problema e não sabem como melhorar o padrão de sono dos filhos”, relata a fisioterapeuta e pesquisadora Geciely Almeida, doutoranda em Pediatria e Saúde da Criança na PUCRS. 

Como no caso da pequena Alice, de dois anos e sete meses. Até um ano de idade, ela acordava de hora em hora, sacrificando também o sono dos pais. Conforme foi ficando maiorzinha, os intervalos diminuíram, mas, ainda assim, ela desperta pelo menos uma vez durante a noite, geralmente por volta das 4h30min, sempre muito disposta e com resistência para voltar a dormir. “Ela é uma criança que dorme pouco, pois acorda cedo, deita tarde e não dorme durante o dia”, relata a mãe Cora Cardoso.

O objetivo do estudo é conhecer as características do sono infantil e entender de que forma os distúrbios interferem na vida de crianças e adolescentes. O levantamento será realizado pelo Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul e pretende incluir o maior número de crianças e adolescentes brasileiros possível. Os dados serão coletados até julho de 2015 por meio de formulário eletrônico disponível na Internet. A pesquisa sobre o sono infantil pode ser acessada on-line, no seguinte endereço: http://j.mp/1sK1qzE

Veja os distúrbios do sono infantil: 

- Insônia comportamental: Na infância, a insônia comportamental é a mais comum, podendo ser classificada em dois tipos: distúrbios de associação e distúrbio da falta de limites. No primeiro tipo, a criança necessita de objetos, como chupeta ou bicho de pelúcia, ou ações, como mamar, embalar, ir para a cama dos pais, para conseguir dormir. No segundo tipo, a criança apresenta recusa em ir para a cama no horário estabelecido ou para a saída da cama. Abordagens comportamentais com envolvimento dos pais geralmente resolvem. 

- Parassonias: estão relacionadas aos distúrbios do despertar confusional, sonambulismo, terror noturno e pesadelos. 

- Distúrbios relacionados ao movimento: Os subtipos mais comuns em crianças e adolescentes são o bruxismo, que é o ranger ou apertar de dentes, e a síndrome das pernas inquietas, caracterizada pela sensação de desconforto (dormência ou formigamento) nas pernas.
 
- Narcolepsia: é caracterizada por um desejo súbito e irresistível de dormir, em situações inadequadas, como lendo, assistindo, conversando. É uma doença rara, tendo maior incidência na adolescência e no adulto jovem.

- Apneia: pausas respiratórias são comuns em recém-nascidos prematuros, sendo que quanto maior a imaturidade e o baixo ao peso ao nascer maior a incidência. Uma parada respiratória é considerada patológica se durar acima de 20 segundos.

- Síndrome da morte súbita do lactente: é o óbito de crianças de um a 12 meses de idade sem causa esclarecida. É mais frequente no sexo masculino e no inverno, sendo considerada um distúrbio do sono infantil porque 80% dos casos ocorrem entre meia-noite e seis horas da manhã.



Alice acorda durante a noite e tem muita dificuldade em voltar para a cama.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Os Mistérios do Sono,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.