Pimenta no caminho da longevidade

27 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Bloquear a sensação de dor pode ser uma ferramenta importante para se viver mais e melhor. A hipótese foi levantada por um estudo publicado por um grupo de pesquisadores ligados a Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), na revista Cell deste mês. Os cientistas testaram o índice de mortalidade de camundongos sem receptores de dor (TRPV1), uma mutação obtida por meio de transgenia mas que pode ser naturalmente estimulada com base na ingestão de altas doses de capsaicina, substância presente na pimenta.


Pesquisadores relacionam consumo de produtos com capsaicina a melhora no metabolismo. Foto: Getty Images

Os roedores tiveram média de vida maior em relação aos normais, exibindo ainda um perfil metabólico jovem mesmo em idade avançada. Os ratos transgênicos eram menos propensos a desenvolver câncer, tinham melhor memória na velhice, queimaram mais calorias sem exercício e seu metabolismo era capaz de processar o açúcar permanecendo saudáveis apesar da idade. "O bloqueio deste receptor pode ser muito útil não só para aliviar a dor, mas para melhorar a vida e a saúde metabólica e, em especial, para o tratamento de diabetes e obesidade", pontuou o coordenador do estudo Andrew Dillin, em entrevista ao Daily Mail.

Os cientistas acreditam que a ingestão frequente de capsaicina possa estar associada a uma vida mais longa e melhora considerável de problemas metabólicos e menor índice de diabetes. "A ingestão crônica de compostos que afetam os TRPV1 pode ajudar a prevenir o declínio metabólico com a idade e levar ao aumento da longevidade em humanos", confirmou Dillin.

Os pesquisadores já haviam comprovado que a neutralização sensorial aumenta a longevidade em vermes e moscas. Mas, até agora, não se sabia se a percepção sensorial também afetava o envelhecimento em mamíferos. A nova pesquisa constatou que os ratos transgênicos viveram, em média, quase quatro meses, ou cerca de 14%, mais do que os ratos normais.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Dor,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.