Povos que guardam o segredo da longevidade

01 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Na cozinha

Fonte


Crédito: Antonio cruz/Abr

Eles vivem em pequenas tribos, comem o que a natureza lhes dá e caçam o que podem com as armas rudimentares de que dispõem. Cada vez mais escassos, os pequenos povoados que vivem isolados guardam alguns segredos de longevidade que vêm chamando a atenção do mundo. É o caso do homem da Amazônia, que foi tema de recente conferência proferida pelo gerontologista brasileiro Euler Ribeiro na Universidade de Sorbonne, na França. Para comprovar a longevidade deste povo, que chega a bater a marca mundial de expectativa de vida, o médico relatou fatos e hábitos da região que contribuem para esse quadro.

Um dos fatores é a dieta amazônica, que inclui o peixe jaraqui, com mais ômega 3 que o salmão, e a guaraná em pó, “antioxidante melhor que o vinho e chá verde, capaz de proteger contra o diabetes, câncer e aumentar a força muscular”, explicou o especialista, que, em Manaus, dirige a Universidade da Terceira Idade (UnAti), ligada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A floresta dá ainda frutos tão saborosos quanto nutritivos, como a castanha, rica em selênio, substância não produzida pelo corpo, a mandioca, sem glúten e sem as contra-indicações do trigo, e o camu-camu, fruta antioxidante com alto teor de Vitamina C (30 vezes mais do que a laranja). Segundo Ribeiro, a receita para vida longa é uma dieta composta por frutas e peixes regionais aliada a exercícios praticados nas atividades do dia a dia e as horas de sono.

Convidado pela Sociedade Francesa da História da Medicina para falar sobre o envelhecimento do homem na floresta Amazônica, Ribeiro destacou que as atividades na zona rural, levando o homem a fazer esforços continuados como o ato de remar, cuidar da agricultura, assim como o hábito de dormir pelo menos dez horas ao dia, sem ter que enfrentar o estresse da vida da cidade, também são importantes nesse quadro.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, em 2050, pelo menos 30% da população brasileira terá no mínimo 60 anos, e a expectativa de vida será de 80 anos.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Alimentos,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.