Prepare o bolso, remédios sobem na segunda-feira

30 de março de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte


Prepare o bolso, remédios sobem na segunda-feira

Medicamentos com preço regulado pelo governo terão reajuste na próxima segunda-feira, dia 31 de março. O aumento foi autorizado na quinta-feira passada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED). O índice médio dos preços para as indústrias ficou fixado em 3,35%, abaixo da inflação dos últimos 12 meses apurada pelo IPCA (5,68%).

O reajuste deve atingir mais de 9 mil medicamentos, sendo que o governo autorizou a atualização de preços com índices que variam de 1,02% a 5,68%. Mas o impacto não deve chegar às prateleiras de imediato. Para que os novos valores entrem em vigor, as farmácias terão que receber obrigatoriamente dos laboratórios a listagem com os preços, o que deve ocorrer em até duas semanas.

Apesar do reajuste de 2014 estar abaixo do índice do ano passado, quem depende de medicamentos diariamente reclama que o governo poderia ter evitado o repasse. A aposentada Matilde Batista, 70 anos, se queixa do novo aumento, que mais uma vez irá pesar no orçamento. Com a obrigação de tomar uma série de remédios para doenças como diabetes, pressão alta, entre outras, ela gasta por mês quase R$ 100,00 mesmo recebendo gratuitamente parte dos medicamentos de que precisa. "Eu até tenho condições de comprar meus remédios, mas há muita gente que não tem condições, como a minha irmã que recebe apenas um salário mínimo e gasta R$ 100,00 para comprar um remédio para diabetes", conta a aposentada.

Mesmo tendo alguns dias antes do aumento, Matilde disse que não irá antecipar a compra de medicamentos como forma de fazer uma economia. "Não vale a pena", desabafa.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags:

Notícias relacionadas:


    Notice: Undefined variable: character in /home/i3icom/public_html/artigo.php on line 290
Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.