Prepare-se: vem aí o dia do pão de queijo

15 de agosto de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Na cozinha

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

Seu cheirinho invade os ambientes no final de tarde. Acompanhado de um bom café expresso ou sozinho mesmo, o pão de queijo é mania de milhares de brasileiros. Esse prato típico mineiro se espalhou pelo Brasil e não há quem não sinta falta dele quando viaja ao exterior ou quem tenha visitado o país e não leve saudade dele. Tamanho sucesso não poderia passar em branco. Desde 2007, comemora-se em  17 de agosto o Dia do Pão de Queijo. Tudo começou graças a um concurso proposto pela apresentadora de televisão Ana Maria Braga. Foram tantas inscrições para a disputa que a data de grande final foi escolhida para homenagear a iguaria.

 


Prato tradicional de Minas Gerais, pão de queijo conquistou todo o Brasil

Ninguém sabe ao certo quando o pão de queijo surgiu. Especula-se que a receita tenha sido criada por volta do século do XVIII, em Minas Gerais,  mas só se tornou popular na década de 50. Outros dizem que o produto  existia desde a época da escravidão. Apesar da paixão do brasileiro pelo pão de queijo já ser antiga, uma coisa mudou nos últimos  20 anos. Os pãezinhos que era feitos com esmero pelas avós e mães em um dia de labuta na cozinha com pequenas forminhas deram lugar aos congelados.  Hoje em dia, todo mundo serve pão de queijo, mas a maioria só bota mesmo os bolinhos no forno.

Mas ainda há quem mantenha a tradição. Há inúmeras receitas para quem deseja se aventurar na cozinha. A qualidade dos ingredientes e a habilidade do cozinheiro é essencial para que ele não fique  duro, borrachudo ou oco. Uma dica é apostar em muito queijo...  Um ingrediente que, quando casado com o polvilho, não tem como dar errado.  Uma das principais vantagens do pãozinho é que, além de ser assado, é livre de glúten.

Ingredientes:

500g de polvilho doce
sal
300 mil de leite
150 ml de óleo
3 ovos
4 copos de queijo minas ralado
Óleo

Modo de fazer:
 

Comece despejando o polvilho em uma tigela grande e reserve.
Aqueça o leite, o óleo e o sal. Quando ferver despeje sobre o polvilho e mexa bem para desfazer bolinhas até obter uma mistura homogênea. Deixe a mistura esfriar.
Quando  massa estiver fria, acrescente um ovo e sove bem. Na sequência, acrescente um copo de queijo e sove. Adicione o segundo ovo e siga sovando. Adicione mais um copo de queijo e sove. Por fim, acrescente o último ovo, sove, adicione os últimos copos de queijo e sove ainda mais.
Unte as mãos com um pouco de óleo e enrole bolinhas de 2 a 3 centímetros de diâmetro.
Deposite aos pães em uma forma untada e leve ao forno médio pré-aquecido. O tempo de cozimento varia de acordo com a potência de cada fogão. Em geral, o ideal é retirar os pães do forno assim que começarem a pegar cor. Isso garante que eles não ficarão crus por dentro e evita que queimem a parte de baixo.

Bom apetite!


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Gastronomia,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.