Qual é o maior vilão da dieta: gordura ou carboidrato?

10 de setembro de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

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Tentar seguir uma dieta saudável não é uma tarefa fácil: Às vezes especialistas dizem que a gordura é prejudicial para o organismo e responsável por doenças do coração. Outras vezes dizem o contrário, que gordura faz bem e que o vilão da dieta, na verdade, é o carboidrato. Afinal de contas, qual é o correto?


Recentemente, alguns especialistas começaram a defender a gordura e a culpar problemas de saúde nos carboidratos

Há muito tempo organizações de saúde renomadas, como a Sociedade Americana do Câncer, recomendam uma dieta diária com baixos níveis de gordura. Esta orientação segue os resultados de diversos estudos internacionais, que identificaram uma ligação direta entre o consumo de gordura e o aumento no número de mortes por doenças cardíacas.

 

Mas, recentemente, alguns especialistas começaram a defender a gordura e a culpar problemas de saúde nos carboidratos, que incluem pão, massa e farinha. Ao mesmo tempo, surgiram diversas dietas famosas, como a Paleo, que defende um aumento no consumo de alimentos com gordura. E, recentemente, um estudo da Universidade Tulane, nos Estados Unidos, também concluiu que aumentar a quantidade de gordura na dieta – e diminuir carboidratos - pode contribuir para a perda de peso.

 

Tanta informação contraditória levou a um aumento no número de pessoas desorientadas nos consultórios nutricionistas. “Não sei quantos pacientes vieram aqui com estas dúvidas”, afirma a nutricionista Jaqueline Queiroz, que tem uma clínica na Vila Mariana, em São Paulo. “Elas leem algumas notícias e acham que têm que comer mais gordura, mas não é bem assim”, orienta.

 

Primeiramente, Jaqueline explica para seus pacientes que existem dois tipos de gordura: as gorduras ruins e as boas. As ruins incluem alimentos como manteiga, carne vermelha e chantily. Exemplos das boas são castanha, abacate e azeite. Muitas vezes isso não fica claro.

 

Em geral, a orientação para uma alimentação saudável é comer mais das gorduras boas e menos das ruins, enquanto se reduz a quantidade de carboidrato. “Os brasileiros comem muito açúcar, pão, arroz, o que pode levar ao aumento de peso e problemas de glicemia, como o diabetes”, diz.

 

Mas, ao mesmo tempo, a especialista lembra que cada caso é um caso. “O ideal é ter um atendimento personalizado, não dá para generalizar. Algumas pessoas inclusive não metabolizam bem o carboidrato, e precisam compensar de alguma forma”, conclui.


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Tags: Alimentos,

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