9ª Parte - Quando as tarefas por fazer espantam o sono

10 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

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À noite, na hora de deitar para descansar, é o momento em que se diminui o ritmo para relaxar e, assim, ter um sono tranquilo. Contudo, muitas pessoas sofrem com uma sensação exatamente contrária: um filme passa na cabeça e a mente fervilha de pensamentos. Surge, então, uma lista de atividades que ficaram pendentes de um dia para o outro, às vezes até de uma semana para outra e assim por diante. A dificuldade de dormir devido à lembrança de tarefas por fazer é recorrente, principalmente em períodos de estresse.


Especialistas recomendam atividades relaxantes para reduzir a ansiedade

Com 24 anos, o paulista P.W., de Birigui, trabalha à noite e, quando chega em casa, por volta das 3h, sempre tem dificuldade para dormir. “Uma pessoa normal, sem problemas, conseguiria dormir depois de um bom banho. Mas eu não. Fico rolando para lá e para cá na cama e o sono não vem. Não sei o motivo, mas o sono começa a vir só depois das 6h”, relata. Já foi ao médico e hoje toma calmantes que ajudam a diminuir o tempo de espera pelo sono. Mesmo assim, ainda demora uma hora e meia até conseguir pregar o olho. 

Ele reconhece que, até isso acontecer, fica pensando bastante na vida. “Eu acredito que se a pessoa conseguir controlar seus pensamentos ela pode ter um sono leve e tranquilo. Porém, acho a coisa mais difícil do mundo você ficar sem pensar em nada, com um vazio profundo na mente. Só assim vai dormir bem”, reflete. De acordo com o médico Daniel Inoue, especialista do sono no Hospital Santa Cruz, de São Paulo, esta é uma insônia do tipo psicogênica, relacionada a problemas de ordem emocional. “Reduzir o nível de ansiedade é importante”, afirma. 

Para auxiliar no tratamento, geralmente são indicados ansiolíticos. Contudo, “é preciso haver uma mudança comportamental”, afirma Inoue. Meditação, ioga e outras terapias alternativas podem ajudar a relaxar. Para tentar esquecer o estresse do dia a dia, também vale a prática de esportes, hobbies e demais atividades que possam ser consideradas prazerosas.  “Sempre recomendo aos meus pacientes: se você está com sono, vá dormir”, simplifica o especialista. Isto porque muitas pessoas ficam “enrolando”, assistindo televisão, por exemplo, hábito que acaba espantando o sono. Mas se o paciente deitar e, em 30 minutos não conseguir dormir, o indicado é levantar e fazer alguma atividade relaxante, que neste caso, dado o horário, deve ser diferente de algo que dê prazer. Pode ser um banho quente ou ouvir uma música calma. Mas atenção, nunca escolha a sua música preferida, porque, ao invés de ficar relaxada, a pessoa pode ficar mais acordada ainda, agravando a dificuldade de dormir.

Outra alternativa para afastar a recordação de tarefas por fazer na hora do descanso é investir na organização. Uma secretária eficiente ou até mesmo uma agenda bem organizada garantem ao insone que nenhum compromisso lhe passará em branco, o que se constitui  em uma fonte de segurança e, consequentemente, de tranquilidade para pegar no sono. Atualmente, há inúmeros modelos de agendas digitais extremamente completas e eficientes, além de milhares de aplicativos que trabalham para lembrar você do que há por fazer na hora certa.


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Tags: Os Mistérios do Sono,

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