Quanto menos tempo sentado, melhor

22 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

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Praticar exercícios físicos regularmente é um cuidado consigo mesmo indicado em todas as idades. Com o passar dos anos, é normal que o corpo vá perdendo a vitalidade e a necessidade de se movimentar vá cada vez aumentando mais. E se alguém disser que, a partir dos 60 anos, quanto menos tempo se ficar sentado, melhor é para a saúde? O professor de mestrado e doutorado em educação física Aylton José Figueira Júnior, da São Judas Tadeu, considera esta providência fundamental. 

 


Caminhadas ajudam a manter a saúde e a vitalidade na terceira idade


“O grande problema do idoso é a perda de força muscular, que ocasiona a redução da capacidade cardíaca. Então um dos segredos é ficar de pé”, explica. Ele indica manter um estilo de vida ativo e sempre fazer tudo que for possível da forma mais saudável, como evitar o uso de carro e elevador. “Sempre que puder, subir escadas e fazer trajetos mais curtos a pé”, exemplifica. Usar a bicicleta e fazer caminhadas também são boas alternativas para ajudar no fortalecimento dos músculos. Uma sugestão de exercício para esta finalidade é ficar na ponta dos pés, fazendo movimento de flexão “sobe e desce”. “É um excelente exercício quando não der pra sair de casa”, exemplifica Figueira Junior. 

Todas estas opções de atividades ajudam a reduzir a chance de eventos cardiovasculares como infartos e paradas cardíacas, levando em conta que estudos comprovam que idosos que ficam mais tempo sentados tem 48% mais chances de terem problemas de coração. Isto porque o coração é um músculo e o processo de envelhecimento, naturalmente, faz com que o órgão passe a trabalhar mais devagar. 

E atenção: mesmo quem faz atividade física pelo menos três vezes por semana durante uma hora por dia não está liberado para ficar muito tempo sentado. “É preciso acumular minutos em movimento”, disse o pesquisador, que também é coordenador do Grupo de Estudos em Atividade Física e Promoção da Saúde da universidade. Ou seja, quanto menos tempo ficar parado, melhor para a saúde.


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Tags: Exercício Físico,

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