Quatro pilares para pensar no futuro

25 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Mente

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i


Comece a agir agora para não se arrepender depois . Foto: Getty Images

O envelhecimento ativo exige planejamento ao longo da vida. Se você está na fase adulta e quer chegar à melhor idade com qualidade de vida, comece já a pensar no que pretende fazer nas próximas décadas. O médico Alexandre Kalache acredita que a forma que as pessoas vão viver o fim da vida vai depender das escolhas que fizerem hoje. Ele considera que há quatro pilares fundamentais para chegar a esta etapa da vida sem preocupações: saúde, educação continuada, segurança e participação. Além dos cuidados com a alimentação e prática de exercícios físicos, essenciais para a saúde, é preciso evitar excessos como bebida e cigarros. Mas este é só o início do caminho.

Continuar aprendendo coisas novas e adquirindo conhecimento ao longo da vida é o segundo segredo para uma jornada longa e saudável. Já o capital financeiro vai trazer segurança na velhice, garantindo que você possa fazer uma viagem, por exemplo, sem se preocupar com algum imprevisto. “Ter a tranquilidade de envelhecer com apoio. Estar seguro de que vai estar protegido, com saúde e renda”, explica Kalache.

O último pilar diz respeito à participação social. Pertencer a um grupo de amigos, investir na alegria de viver e dar-se conta de que envelhecer é bom. Aproveitar o tempo livre que se tem para conhecer lugares e fazer coisas que lhe deem prazer. Diferente da adolescência, que dura quatro a cinco anos, em média, a velhice pode durar 20 anos ou mais. Diante desta constatação, Kalache destaca a importância de se reinventar, construir um novo conceito para o envelhecimento.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Gerontolescência,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.