Reverência ao ensopado da vovó

25 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Na cozinha

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

Minha avó paterna sempre cozinhou muito bem. Filha de imigrantes italianos vindos para o Brasil, foi criada para ser uma boa esposa e, desta forma, cozinhar divinamente. Quando criança, sempre adorei brincar com ela na cozinha. Enquanto fazia suas iguarias para encantar a família toda, me repassava algumas cascas de batata ou pedacinhos de cenoura que eu “cozinhava” com esmero em minhas panelinhas sem tirar o olho dela... aprendendo de perto seus segredos e temperos. 

 

Mais do que cozinhar, vó Lili, como ela mesmo se assinava porque odiava o fatídico Urânia que lhe acompanhava desde o nascimento – se preocupava em alimentar também os olhos. Seus pratos eram sempre decorados com esmero, salpicados de temperinho verde. E a salada... humm... as saladas eram sempre uma declaração de amor. Eu, particularmente, adorava sua salada de batatas porque vinha sempre decorada com a data ou com o meu nome em pequenos pedaços de tomate ou pimentão.

 
Na véspera do dia dos avós faço minha homenagem contando a vocês um dos segredos que ela tanto guardava na cozinha: sua receita de dumpling. Prato simples, esse ensopado é ideal para os dias mais frios e, quem sabe, uma pedida para quem pretende comemorar o Dia dos Avós neste sábado (26/7) com um menu diferente.

 


Ensopado com massinhas é ideal para dias frios

Dumpling

Ingredientes:

- Uma peça de carne para ensopado cortada em cubos (alcatra ou coxão de dentro)
- 1 cebola
- 4 tomates
- temperos (pimentão, pimenta, salsa, etc)
- 3 batatas grandes
- 3 cenouras
- 3 xícaras de farinha
- 1 copo de salmoura (água e 2 colheres de chá de sal)
- 2 ovos
- 3 colheres de óleo

Modo de fazer o ensopado

Em uma panela grande, de preferência de ferro, frite a carne cortada em cubos. Quando dourar, acrescente a cebola, os tomates e temperos para o molho. Deixe ferver até encorpar o ensopado. Acrescente então as batatas cortadas em cubos e as cenouras em tirinhas e siga cozinhando por mais 10 minutos. 
Em separado, misture a farinha, os ovos, o óleo e, aos poucos, vá adicionando a salmoura até que a massa ganhe a consistência para que sejam feitas bolinhas (3 cm de diâmetro). Deixe o ensopado ferver por mais algum tempo até que as massinhas cozinhem. 

Sirva com arroz branco e muito amor.

Feliz Dia dos Avós!


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Gastronomia,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.