Rússia dá receita de longevidade

29 de agosto de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

A prevenção de doenças é o principal elemento para garantir a longevidade da população. Essa é a receita da região sul do estado de Urais, na Rússia. Segundo as projeções do governo, até 2020, a expectativa de vida passará de 69 anos para 74, aponta reportagem do Rus Business News. Na cidade de Cheliabinsk, em cinco anos, os moradores com mais de 60 anos corresponderão a mais de 20% do total da população. E foi pensando nisso que as autoridades decidiram ampliar um programa de atenção especial: Estratégia para o Desenvolvimento da Região. A concepção não é apenas viver mais, mas com qualidade e disposição. Mas como isso é possível?


Investimento em prevenção de doenças é uma das principais ações quando o assunto é longevidade

Segundo o prefeito em exercício de Chelyabinsk, Boris Dubrovsky, a questão da saúde deve ser vista de maneira ampla quando se fala em longevidade. E neste tópico o governo russo tem um programa específico. Ele é dividido em três níveis: atenção primária, assistência médica especializada e clínicas regionais. O foco principal é sobre a saúde preventiva. Para se ter uma dimensão, os 700 mil moradores da região sul de Urais vão realizar exames preventivos periódicos. Essa postura, que começou em 2013, já permitiu que a taxa de identificação de doenças em estágios iniciais aumentasse de 5% para 14%. No caso de câncer, os índices de cura aumentaram efetivamente.

Para atingir a população rural, que fica mais isolada e tem dificuldade de acesso os serviços, foi lançado o programa “Doutor Rural”.  A ideia foi a de atrair os médicos recém-formados para atuarem nestas localidades. Outra medida foi a ampliação dos centros regionais, onde os moradores podem fazer check-up regulares. E o investimento na área da saúde não para de aumentar, como em compra de equipamentos, unidades de terapia intensiva móvel (UTIs) e centros de atendimento.

O programa de Estratégia para o Desenvolvimento da Região contempla ainda outras frentes, como ampliação dos salários, habitação, educação, cultura e esportes. “O investimento será feito em pessoas e no desenvolvimento das suas capacidades”, declarou Boris Dubrovsky.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Longevidade,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.