Sal em excesso pode prejudicar a visão

31 de agosto de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Os riscos de desenvolver a catarata são maiores nas pessoas com mais de 60 anos. Além disso, o consumo excessivo de sal pode prejudicar a visão e acelerar esse problema. Essa é a avaliação do oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. O alerta é grande, uma vez que o consumo de sal está cada vez maior entre os brasileiros.


O excesso de sal pode trazer prejuízos à visão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de 5 gramas de sal/dia, mas no Brasil, em média, o consumo diário é mais que o dobro, 12 gramas. Segundo o levantamento do IBGE, esses patamares se mantêm apesar da redução do sódio em alguns alimentos industrializados.

Segundo o oftalmologista, o sal regula os fluídos e substâncias extracelulares no nosso organismo. O consumo abusivo pode antecipar a formação da catarata uma vez que dificulta a manutenção da pressão osmótica entre as células do cristalino e forma  depósitos que o tornam opaco. 

Existem algumas dicas que podem ajudar na redução diária do sal. Uma delas é evitar o consumo de alimentos industrializados. Eles concentram 70% do sal que ingerimos. Outra maneira é substituir o sal comum pelo light, que tem 50% do sódio. Evitar os alimentos embutidos, aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes e caprichar nas ervas aromáticas in natura nas refeições também são dicas importantes.

O especialista ressalta que infelizmente o brasileiro não tem o hábito de cuidar da saúde ocular ao longo da vida, apenas quando os problemas já estão presentes. Ele explica ainda que as alterações vasculares na retina relacionadas ao alto consumo de sal são decorrentes da hipertensão arterial. No início, os sintomas não são notados. Mas, a falta de controle da hipertensão arterial pode desencadear problemas graves de visão, inclusão a cegueira. 

O tratamento depende do tipo de alteração. Em casos de hemorragia a terapia associa aplicação de laser e antiangiogênicos, mas nem sempre os resultados são satisfatórios. Por isso, a recomendação é consultar um oftalmologista periodicamente e manter os cuidados básicos com a saúde.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Sal,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.