Seis segundos de exercício melhoram a saúde

30 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Esporte

Fonte

Seis segundos de exercícios físicos intensos podem ajudar a saúde de idosos, pois reduzem a pressão sanguínea e melhoram o condicionamento geral ao longo do tempo. Estudo da Universidade de Abertay, no Reino Unido, testou a hipótese em 12 aposentados, realizando exercícios intensos de bicicleta duas vezes por semana durante duas semanas.

 


Cientistas alertam que exercícios intensos em pequenos períodos de tempo são mais seguros para idosos

De acordo com o coordenador do estudo, John Babraj, após os exercícios, os participantes reduziram sua pressão arterial em 9%. Outra percepção do pesquisador foi de que eles aumentaram a capacidade pulmonar, pois acharam mais fácil realizar as atividades do dia-a-dia, como levantar-se de uma cadeira ou levar o cachorro para passear.

Babraj destaca que muitas doenças estão associadas com o comportamento sedentário - como doenças cardiovasculares e diabetes – mas que, se os idosos permanecerem ativos, é possível reduzir os riscos. Os resultados da pesquisa foram detalhados em publicação da Sociedade Americana de Geriatria.

 

Saiba mais sobre a pesquisa

 

Na visão de alguns especialistas, o treinamento curto e intenso é mais seguro do que o exercício convencional, quando taxas mais altas de batimentos cardíacos e pressão arterial podem levar a ataques cardíacos e derrames. Em vez de gastar tempo em uma corrida de meia hora ou pedalar por alguns quilômetros, o estudo explorou os limites do corpo durante apenas alguns segundos. O método intenso pode ajudar a reduzir os riscos.


No Reino Unido, mais de 10 milhões de pessoas - de uma população total de 63 milhões - têm mais de 65 anos de idade. No Brasil, há cerca de 14,9 milhões de pessoas nesta faixa etária. O IBGE prevê que, em 2060, essa fatia da população atingirá 58,4 milhões.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Exercício Físico,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.