Semana de prevenção a quedas de pessoas idosas

25 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

As quedas são um fator de risco para os idosos e, muitas vezes, resultam em internações e complicam a situação de pacientes que já têm um quadro de saúde delicado. Segundo dados do Hospital Albert Einstein, cerca de 30% dos idosos brasileiros caem pelo menos uma vez ao ano. O risco deste tipo de acidente pode ultrapassar 50% entre as pessoas acima de 85 anos, principalmente por fatores como redução da visão, audição e enfraquecimento muscular. O uso de alguns medicamentos ou vários deles juntos também pode aumentar as quedas. Contudo, há alguns remédios que até ajudam. Estudos já demonstram que a suplementação de vitamina D pode reduzir o risco de tombos em pessoas acima de 65 anos.


Pesquisa indica que 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano

A principal e mais grave consequência das quedas são as fraturas, que geram declínio funcional, risco de novas quedas, depressão e até aumento da mortalidade. E mais grave ainda: é dentro de casa que ocorre o maior número de quedas, cerca de 70% dos casos. Para tentar enfrentar o problema, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promove, em diversos municípios brasileiros, atividades especiais durante a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas. Neste ano, o tema é “Olhe por onde anda”. O objetivo central das programações, todas gratuitas, é a prevenção e manutenção da saúde na terceira idade. As ações visam conscientizar que as quedas e as consequentes lesões constituem um problema de saúde pública. 

Até sábado, a unidade de Piracicaba, do Sesc São Paulo, promove ações por meio de atividades ligadas ao Trabalho Social com Idosos, programa desenvolvido desde 1963 que busca a inclusão e valorização social do idoso. Entre as ações, estão exercícios para revitalização por meio da técnica milenar chinesa Zu Wem Zu (sequência de nove exercícios que busca melhorar a energia vital). 

Em Taubaté (SP), estão sendo realizadas palestras nos centros de convivência da terceira idade de Cruzeiro e Guaratinguetá. Instrutores de atividade física dão orientações teóricas e praticas aos idosos. Também faz parte da programação um bate-papo sobre as causas e consequências de quedas em calçadas e uma caminhada para reconhecimento e alerta de situações de risco. Nesta quinta-feira, dia 26, às 15h, destaque para a palestra da médica geriatra Íris Salles, que falará sobre “Epidemia de fraturas em idosos”, na qual explica que as quedas são as principais causas das fraturas ósseas e indica medidas preventivas.

Em São José dos Campos (SP), a especialista Mônica Perracini e uma equipe de fisioterapeutas mostrarão formas de prevenir a queda e fortalecer a mobilidade dos idosos e farão uma  bateria de testes para avaliar o risco de queda. Sábado, dia 28, as orientações serão colocadas em prática com caminhada pelos parques. A concentração acontece às 10h30min no Parque Santos Dumont e os participantes vão caminhar até o Parque Vicentina Aranha.

Situações de risco mais comuns dentro de casa:

•    Tapetes soltos nos pisos de salas, banheiros, corredores aumentam o risco de deslizar e escorregar;
•    Presença de móveis nos corredores e cômodos, em locais que precisam ser desviados ao transitar;
•    Animais de estimação (gatos, cachorros) que correm próximos aos donos;
•    Escadas sem corrimão;
•    Ambientes com pouca iluminação;
•    Levantar durante a noite sem acesso para acender luzes;
•    Uso de escada para alcançar objetos guardados no alto;
•    Piso do banheiro molhado ou escorregadio;
•    Sapatos de solados escorregadios ou com salto alto. O uso de meias, chinelos, tamancos, sapatos anabela aumentam a instabilidade na marcha e prejudicam o equilíbrio. Prefira sapatos fechados, de saltos mais grossos, até 2,5cm de altura, solados antiderrapantes, e tênis. 

Fonte: Albert Einstein




Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Quedas,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.