Setembro Vermelho alerta para as doenças cardiovasculares

03 de setembro de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

As doenças cardiovasculares provocam a morte de uma pessoa a cada minuto no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas foram responsáveis por 30% do total de óbitos em 2010. No Brasil, 33% das mortes estão ligadas aos problemas no coração. Na tentativa de alertar a população e tentar reduzir esses dados, o Instituto Lado a Lado Pela Vida, de São Paulo, lançou o movimento Setembro Vermelho.  


As doenças cardiovasculares provocam a morte de uma pessoa a cada minuto no mundo.

Os fatores de risco são bem conhecidos. Eles envolvem a obesidade, tabagismo, consumo excessivo de sal e sódio, além do estresse e a pressão alta. Segundo a presidente do Instituto, Marlene Oliveira, a informação é o melhor caminho para fazer com que as pessoas mudem o seu modo de vida e também multipliquem este conhecimento.

E foi pensando nisso que o Instituto promoverá ao longo de setembro diversas atividades, como palestras e sensibilização em locais públicos, e a divulgação de materiais informativos, em especial nas redes sociais. A escolha do mês não podia ser mais oportuna, uma vez que em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. 

A redução dos fatores de risco pode representar uma queda considerável nos índices de mortalidade, que varia entre 50% e 60%. Segundo o chefe do Ambulatório de Biologia Molecular do Instituto Dante Pazzanese Cardiologia, Marcelo Sampaio, é preciso quebrar alguns tabus, como o de deixar para procurar um médico apenas quando se fica doente. “É preciso que as pessoas façam exames preventivos e busquem mudar os hábitos, tendo uma vida mais saudável e com mais qualidade”, sentencia. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: corpo,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.