Simulador testa reflexos dos idosos no trânsito

26 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Vivendo e aprendendo

Fonte


Pesquisa avalia dificuldades cognitivas ao volante. Crédito: Bruno Todeschini/Ascom PUCRS

Testar as habilidades e os reflexos dos idosos no trânsito para saber qual é a hora de parar de dirigir. Este é o objetivo de um estudo que está utilizando um simulador para reproduzir situações reais vivenciadas por motoristas dentro do consultório. O grupo de pesquisa da PUCRS está em busca de voluntários com mais de 65 anos que tenham carteira de habilitação e ainda estejam dirigindo. É preciso apenas uma hora de disponibilidade, para fazer teste prático e clínico. 

O simulador cria um ambiente virtual no qual o motorista pode dirigir um carro. Durante a avaliação, ele vai passear por uma cidade com automóveis, sinaleiras, acidentes e, eventualmente, até uma rua molhada, local onde precisará ter mais cuidado. Tudo na tela de um computador e com a ajuda de um volante. “Queremos ter ferramentas e instrumentos para avaliar melhor”, explica a neuropsicóloga Adriana Vasques, que garante que o Departamento de Trânsito não terá acesso aos resultados dos testes.

A memória será um dos fatores avaliados durante a pesquisa. A ideia é criar um protocolo onde seja possível saber que testes avaliam melhor a capacidade de condução dos idosos, recurso ainda não disponível no momento da renovação da carteira, feita de três em três anos depois dos 65. “Hoje essa avaliação é bem resumida, se verifica a questão visual e se faz algumas perguntas para o idoso. Tem se dado muito pouca atenção às habilidades cognitivas, que são muito importantes para manter a condução segura”, pontua a neuropsicóloga.
O assunto é recorrente no consultório. “Muitos idosos com idade avançada ainda dirigem bem”, constata Adriana. Contudo, não é possível estipular uma idade exata para o momento de parar. A professora universitária aposentada Maria Annita, de 90 anos, dirige desde 1962. “Na minha vida, sempre foi muito útil ter autonomia de dirigir”, disse à Revista PUCRS. Ela entende que participar do estudo será útil para testar seus reflexos.

A pesquisa faz parte de trabalho de doutorado em Gerontologia Biomédica da PUCRS. Os testes com voluntários iniciam no final de maio. Idosos que queiram se inscrever devem enviar um e-mail para adriana.vasques@acad.pucrs.br ou ligar para o número (51) 9360-5764.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Carros,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.