Sistema imunológico contra o câncer

10 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte


Pesquisadores obtiveram bons resultados com diminuição de tumores

A revista Science da última quinta-feira (8/5) trouxe um artigo que abre uma nova janela na luta contra o câncer. O texto, assinado pelo doutor Steven A. Rosenberg , chefe do setor de cirurgia no Instituto Norte-Americano do Câncer, retrata estudo que aproveita o sistema imunológico de uma pessoa para combater seus tumores. Ele retrata o caso de uma paciente de 43 anos que, apesar da quimeoterapia, apresentou avanço de um tipo de câncer mortal do ducto biliar para o fígado e os pulmões. Os pesquisadores sequenciaram o genoma do câncer e das células do sistema imunológico que atacaram às variedades malignas. Em seguida, eles multiplicaram as células imunológicas em laboratório e introduziram-nas de volta à corrente sanguínea. De acordo com os resultados publicados no artigo da revista Science, a pessoa não está curada, mas as metástases estão reduzindo. 

Apesar de ser limitado ao caso de uma paciente, o relatório foi alvo de toda a imprensa norte-americana nesta semana, inclusive com reportagens publicadas no “New York Times” e no “The Boston Globe”. Sua importância merece destaque por descrever uma abordagem que também pode ser aplicada a tumores comuns - como os do aparelho digestivo, ovários, pâncreas, pulmões e seios - que causam mais de 80% das mortes por câncer nos Estados Unidos. 

Estudos anteriores relacionados com o uso do sistema imulogóco no combate ao câncer já tiveram resultados positivos, principalmente para casos de leucemia e melanomas. Mas, até agora, os pesquisadores não encontraram uma maneira de usar as células contra os tumores sólidos. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Câncer,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.