Sua voz pode dizer muito sobre a sua saúde

16 de abril de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte


Tomar muita água é uma das recomendações para manter uma voz saudável

Fundamental para a interação entre as pessoas, a voz só costuma ser alvo das conversas quando some ou não está em pleno funcionamento. Ou, é claro, no Dia Mundial da Voz, comemorado neste dia 16 de abril. A fonoaudióloga do Hospital Albert Einstein (SP) Andrea Liboni Sardinha recomenda que os cuidados comecem desde cedo, com atitudes como alimentação saudável, consumo de água frequente e realização de atividades físicas. E o zelo deve ser redobrado durante o inverno. Em estados onde o frio é mais rigoroso, também se deve evitar a exposição excessiva ao frio para que gripes, resfriados e inflamações da garganta não prejudiquem a voz. “Diante deste mundo moderno onde prevenção é a palavra de ordem, vamos pensar também na prevenção vocal, pois voz é comunicação, transmissão de informações, sentimentos e emoções. É um bem notável e de extrema valia nas relações interpessoais”, pontua Andrea.

Quem não costuma se cuidar, pode ter complicações nas vias aéreas como sinusites, rinites, laringites e asma, causadores do aumento da produção de muco, interferindo na ressonância da emissão sonora e alterando o padrão respiratório. Os problemas gástricos costumam ser complicadores, por causarem edemas na mucosa interna da laringe. Para evitar imprevistos, a também fonoaudióloga Cristiane de Freitas Silva informa que sinais como rouquidão por mais de duas semanas, perda da voz no final do dia e aumento do esforço para falar são indícios de que algo não anda bem com a saúde vocal.

IDOSOS - Para o público da terceira idade, as transformações físicas e hormonais costumam ser combustível para problemas na voz. A ação hormonal pode causar inchaço da mucosa que reveste a prega vocal. O resultado é o encurtamento dessa estrutura e, consequentemente, a rugosidade na emissão sonora, atingindo principalmente as mulheres. Já nos homens, ocorre diminuição de testosterona, o que leva à perda de massa magra, interferindo na prega vocal com o estiramento do movimento, causando uma voz mais aguda. Além disso, a alteração de força e posicionamento de estruturas como lábios, língua e bochechas, que são os modeladores da voz, interfere na ressonância provocando alterações.

A Voz – Uma das vozes mais conhecidas do Brasil por conta da atuação como locutor esportivo, apresentador de telejornal, locutor de leilões de gado e locução publicitária, Odemar Costa, 71 anos, acumula 58 anos de experiência na área. E mesmo com quase seis décadas de trabalho, garante não tomar nenhuma medida preventiva como evitar bebidas geladas, muito menos pratica exercícios, e sequer passa perto de consultórios de fonoaudiólogos para continuar trabalhando.

Para Costa, o segredo da longevidade na locução publicitária é a paixão pelo que faz. “Hoje sinto que tenho mais entusiasmo de quando comecei”, completa o locutor nascido em Urussanga (SC), mas morador de São Paulo (SP), onde mantém um estúdio em casa e faz gravações de comerciais para todo o Brasil através da internet. No currículo de Costa, consta ter sido o locutor que mais gravou comerciais na década de 70 para propagandas nacionais de marcas como Ford, Kolynos, Palmolive, Fiat e Listerine, entre outros.

Dicas para uma boa saúde vocal:

- Beba água frequentemente;
- Evite falar em excesso
- Evite falar em um tom que não é o seu habitual;
- Sempre que notar alguma alteração procure auxílio médico.

Fonte: Hospital Albert Einstein.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags:

Notícias relacionadas:


    Notice: Undefined variable: character in /home/i3icom/public_html/artigo.php on line 290
Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.