Taxas de colesterol das crianças preocupam médicos

07 de agosto de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte


Alimentação rica em gorduras e sedentarismo ajudam a elevar colesterol e aumentam risco de doenças do coração

Se no passado a preocupação com a obesidade e o colesterol alto era coisa de adulto, hoje em dia este é um problema cada vez mais recorrente para os mais jovens e até na infância. O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, acende um sinal de alerta para pais e médicos, pois a obesidade infantil já atinge cerca de 40% a 50% das crianças e adolescentes. Por isso, os cuidados com a alimentação correta e a prática de exercícios físicos, evitando desde cedo que os índices sejam elevados, devem ser redobrados.

O aumento de colesterol determina um acúmulo de gordura nas artérias, com maior risco de infartos ou derrames (AVCs). Embora altos índices de colesterol geralmente estejam relacionados ao histórico familiar, o aumento de triglicerídeos depende da ingestão de gorduras e de açúcares. “Para diminuir os níveis de colesterol é necessária uma dieta pobre em gordura e rica em vitaminas, com frutas e verduras”, explicou a gastroenterologista membro do comitê de nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Elza Daniel de Mello.

Segundo a especialista, o estilo de vida das crianças e adolescentes brasileiros, regado a vídeo-games, tablets e celulares, é um dos vilões. Estes equipamentos tomam a atenção e o tempo dos pequenos, o que os impede de praticar atividades ao ar livre, deixando-os mais aptos para o sedentarismo e, consequentemente, ao aumento de peso. “Não há dúvida que o uso de mais de duas horas de tela por dia está relacionado com a obesidade”, afirma Elza.

Para reverter esta situação, ela sugere não permitir computador no quarto das crianças e adolescentes, por exemplo. Contudo, para isso, os pais e familiares precisam servir de exemplo.
 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Obesidade,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.