Tradição e versatilidade no Dia da Pizza

10 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Na cozinha

Fonte

Embora seja de origem italiana, a pizza é um dos pratos mais adorados pelos brasileiros. Pizza vai bem para comemorar um aniversário ou uma conquista, mas também pode ser ela mesma o motivo para reunir os amigos. Por isso, aproveite esta quinta-feira, 10 de julho, e comemore o Dia da Pizza com quem você gosta. Difícil mesmo vai ser escolher o sabor, já que as pizzarias do Brasil são reconhecidas pela criatividade e por uma infinidade de combinações capaz de gerar inveja até mesmo nos italianos.


Data foi criada em São Paulo e caiu no gosto do brasileiro

A data foi instituída em 1985, pelo então secretário de turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho. Na ocasião, foi feito um concurso estadual para eleger as dez melhores receitas de mozarela e marguerita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu o dia do encerramento do concurso, 10 de julho, como data oficial de comemoração. Como é difícil encontrar alguém que não goste de pizza, a tradição se espalhou Brasil afora.

Mas, afinal, o que faz uma boa pizza? Na Itália, um dos mais populares e tradicionais sabores de pizza é o Marinara, composto de massa, molho de tomate, azeite de oliva, orégano e alho. Outra curiosidade é que a verdadeira pizza italiana não leva leite na massa, somente farinha de trigo, fermento, água e sal. Foram os brasileiros que usaram a criatividade e incrementaram os ingredientes usados no preparo, inventando inclusive sabores doces.

Nos últimos tempos, algumas casas resgataram este preparo convencional para conquistar clientes com restrições alimentares. Principalmente nas capitais e grandes cidades, os apaixonados por pizza com intolerância à lactose encontram alternativas para poder saborear uma boa pizza. Nestes locais, o preparo não leva leite na massa, além de sabores com iguarias alternativas ao queijo.

Saiba mais sobre a origem da pizza

A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Dizem que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que ia ao forno bem quente e, depois, eram acrescidas ervas e alho. A essa mistura se dava o nome de Piscea. A variação das coberturas e sabores foi surgindo com o passar dos anos, até que o tomate chegou à Europa, trazido por Cristóvão Colombo, sendo incorporado à receita. Houve uma época em que a pizza chegou a ser uma iguaria servida no café da manhã.

Algumas das pizzas mais inusitadas de todos os tempos

Para sair das tradicionais mozarela e calabresa, muitas pizzarias investem em sabores inusitados para conquistar os clientes. São variantes que levam em conta as regionalidades e que servem para reforçar a tradição da pizza no cardápio nacional. Confira abaixo algumas delas:

- Carne de sol
- Picanha
- Hot dog
- sushi
- pétalas de rosas
- canguru
-crocodilo
- caviar
- macarrão
- cheeseburger





Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Gastronomia,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.