Treinamento para ser feliz

12 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria O que nos inspira

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

Dia desses estava caminhado pela rua e, atrás de mim, vinham mãe e filha conversando. Inquieta, a menina de uns 8 anos perguntou: “Mamãe, porque meu pai tem 71 anos e os das minhas  colegas têm a metade disso?”. Na ânsia de acalmar os ânimos da menina, a mãe respondeu: “É que, ao contrário de quem é irresponsável, nós esperamos para ter a nossa casa, uma carreira sólida, um bom carro e dinheiro suficiente antes de você nascer. Hoje somos felizes”. A resposta me fez virar e ver uma mulher de uns 55 anos e que conduzia pela mão cuidadosamente a ainda pequena filha e sua mochila. 


Livro de Shawn Achor propõe desafios ao cérebro para que pessoas aprendam a ser mais felizes. Crédito: rusN/istock

O episódio me fez refletir sobre o rumo que as pessoas vêm dando a suas vidas. Ok, estamos vivendo mais e, por isso, nossos planos também acabam sendo feitos no longo prazo. Graças aos avanços da medicina, adiamos o momento de ter filhos, daquela viagem dos sonhos, o dia em que poderemos relaxar mais do que trabalhar. Mas até quando podemos esperar? Será que não estamos esperando demais para sermos completos e felizes?

O problema é que muitos vêm colocando o sucesso como condição para a felicidade.  Ou seja, você só será feliz se tiver sucesso na carreira, dinheiro no banco e um carrão na garagem, por mais que isso lhe custe o afastamento de amigos e parentes e muitas horas de trabalho. Leso engano. Em seu livro “O jeito Harvard de ser feliz”, o aclamado consultor Shawn Achor defende a ideia de que “não é preciso ter sucesso para ser feliz. É preciso ser feliz para ter sucesso”. Alicerçado na psicologia positiva, ele apresenta inúmeras pesquisas que confirmam o poder de um cérebro programado para agir de forma positiva na carreira e frente às situações rotineiras. Citando casos de executivos para quem deu consultoria nos cinco continentes, Achor apresenta um livro leve, mas que cala fundo na alma. “A sabedoria popular diz que, se nos empenharmos teremos sucesso e, se tivermos sucesso, então, poderemos ser felizes. Mas descobertas recentes no campo da psicologia positiva têm demonstrado que essa fórmula funciona na verdade de maneira inversa: é a felicidade que impulsiona o sucesso, e não o contrário”. 

Mais do que divagar sobre o “ser feliz”, Achor mostra caminhos, dá dicas, ensina truques com eficácia cientificamente comprovada.  Tudo consiste em reprogramar o cérebro para ver a vida por um prisma mais positivo, apropriar-se do que acontece de bom para poder enfrentar as reais dificuldades. O i3i não vai contar tudo para você, porque ideal mesmo é ler o livro editado pela Saraiva (216 páginas – R$ 34,90), mas seguem aqui algumas pílulas do que você encontrará na fantástica e transformadora obra desse texano que começou este estudo durante os 12 anos em que esteve em Harvard.

Dicas de Shawn Achor:

- Procure pensar positivo. Treine seu cérebro para que ele valorize as coisas boas que acontecem com você. Para isso, tente fazer um exercício diário. Anote, todos os dias, em um bloquinho três coisas positivas que aconteceram com você ou que lhe fizeram feliz. Pode ser qualquer coisa, um abraço do seu filho, um elogio do chefe, um programa de televisão de que você gostou. 
- Frente a tarefas gigantescas ou que lhe desencorajam, procure definir focos de ação. Defina metas arrojadas, mas factíveis, que possam ser facilmente executadas e que olhe motivem a seguir em frente, um passo de cada vez.
- Quando você estiver frente a uma situação adversa ou de desafio, procure uma injeção de ânimo. Pense em algo que lhe fez muito feliz, em uma piada engraçada, veja um vídeo no YouTube. Poucos minutos de “alegria” lhe encherão de energia positiva para executar uma atividade difícil ou enfrentar uma crise.
- Pratique boas ações de forma intencional. Pessoas que realizaram cinco atos de gentileza no decorrer de um dia sentem-se muito mais felizes.
- Medite.
- Exercite-se.
- Aproveite expectativas de eventos positivos para efeitos motivacionais. Muitas vezes, esperar por algo realmente incrível que irá acontecer pode ser melhor do que o próprio fato em si.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Felicidade,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.