Tricô colore ruas de capitais brasileiras

30 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Hobby

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O tricô deixou de ser um hobby doméstico e ganhou as ruas. Uma ação inédita realizada em São Paulo está expondo peças tecidas à mão em árvores e postes para decorar a cidade e mostrar uma nova forma de arte. O projeto denominado Coletivo Feito à Mão começou em 2012 na capital paulista e vem crescendo e conquistando adeptos. As ações específicas de tricô ganharam o país, chegando a Porto Alegre, Rio de Janeiro e até a Buenos Aires, na Argentina. 

 


Letícia Matos tricota e espalha por postes e árvores de São Paulo

Em São Paulo, o trabalho é realizado por 11 pessoas divididas em três grupos (Tresponto, Clube do Útero, 13 Pompons) com diferentes tarefas. Cada trupe encarrega-se de uma modalidade: tricô, crochê, bordado, grafite e desenho. Cristiane Eloisa Bertoluci, uma das integrantes do projeto, formada em tricô na Inglaterra, conta que a ideia é unir pessoas e histórias por meio do trabalho manual, compartilhar técnicas e expor as peças de maneira inusitada.

 

Cada grupo tem seu responsável por levar a arte dos ateliers às ruas. No caso do tricô, a tarefa cabe à gaúcha radicada em São Paulo Letícia Matos, responsável pelo 13 pompons. Ela tem o apoio da empresa de linhas Círculo, que fornece a matéria-prima. As peças são confeccionadas por ela e expostas nas ruas. Durante o trabalho, nunca falta um transeunte que faça um registro fotográfico a pedido da artista, que divulga seu trabalho pelo Instagram (leti_matos) e pelo Tumblr.

 

Entretanto, quando o trabalho é exposto em um lugar maior, os integrantes do Coletivo Feito à Mão a ajudam na hora de colocar o trabalho na rua. Letícia conta que prefere as linhas de cores mais fortes, principalmente verde e rosa, já que são as que demoram mais parar desbotar, o que rende peças atraentes por mais tempo. Os tricôs que não são danificados e estão apenas desbotados, Letícia repõe.

 

A artista conta que aprendeu a tricotar com a mãe aos sete anos de idade e que, depois de algum tempo, percebeu que era possível resgatar a criatividade e expor o tricô em meio à loucura dos centros urbanos. O projeto de Letícia foi inclusive retratado por campanha publicitária da linha de perfume O Boticário (veja o vídeo abaixo). No comercial Mulheres que Perfumam, a artista tricota e espalha sua arte pela cidade.



Sempre há um curioso para tirar foto que é divulgada no Instagram



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Tags: Artesanato,

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