Um sonho realizado na luta contra o Alzheimer

26 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria O que nos inspira

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

Ele tinha um sonho, muitos amigos e uma linda história para contar. O gaúcho Fernando Aguzzoli, de apenas 23 anos, correu o país divulgando seu projeto de editar um livro sobre os últimos anos de vida da vovó Nilza, uma senhora de sorriso doce e que, se fosse viva hoje, ficaria espantada em ver suas fotos  no programa da Fátima Bernardes. E ele conseguiu. A obra “Quem, eu? – Uma vó. Um neto. Uma lição de vida” será lançada na próxima segunda-feira (28/07), às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre.
 


Fernando Aguzzoli autografa seu livro na próxima segunda-feira na Livraria Saraiva em Porto Alegre

O livro traz mais do que histórias de uma paciente consumida pelo Alzheimer. Aguzzoli demonstra na prática que é possível humanizar a relação com os pacientes e tirar deles o melhor possível sem precisar aderir ao trágico isolamento. “No livro, eu compartilho meus medos, minhas dúvidas e minhas reflexões. E tenho visto que muitas destas são também questões visitadas por outras famílias que convivem com o Alzheimer”, conta o autor, que deu uma das primeiras entrevistas sobre o projeto ao i3i ainda no mês de março.

 

Mais do que contra-atacar o Alzheimer, o livro  é uma forma de mostrar às pessoas que é possível viver mais e melhor. “Os relatos que recebo de filhos e netos que já leram o livro são lindos e emocionantes. Há netos que decidiram fazer o mesmo, há filhos que decidiram participar mais da velhice dos pais, há vovós que decidiram cuidar um pouco mais de sua saúde através de medidas básicas. São relatos que diariamente recebo através de nossa página do Facebook e que fazem com que todo projeto tenha um verdadeiro sentido”, pontua. 

 

Além da comovente história de um neto que abriu mão da própria vida para cuidar da avó, o livro ainda reúne respostas de 25 profissionais (entre eles médicos, terapeutas, advogados, teólogos, filósofos, arquitetos) a perguntas essenciais pra quem convive com o Alzheimer. 

 

Questionado pelo i3i sobre o que escreveria se tivesse a árdua missão de autografar um livro para Vovó Nilva, Aguzzoli dispara: “Já pensei muito nisso e acho que aquela página seria pouco espaço!” Mas o rapaz é ousado, respira fundo e arrisca: “Contaria a relevância desse projeto pra outros vovôs e vovós e afirmaria: "Quem, eu? Sim, você vó! Pra sempre você.", diz o jovem que admite que a dor da perda ainda é grande, mas a força do projeto lhe faz superar qualquer luto.


Vovó Nilva e o Mal de Alzheimer

 

Vovó Nilva descobriu que tinha o Mal de Alzheimer há 6 anos devido a um quadro de tonturas e  confusão na ingestão de seus medicamentos de rotina. Diagnosticada a doença, começou uma jornada pela socialização. Perspicaz, o rapaz tornou-se o braço direito da avó. Estava sempre com ela, na praia, após a aula, à espera de um cafuné. Largou o emprego para dar o suporte de que ela necessitava e abandonou projetos próprios por momentos de alegria ao lado da idosa. O estudante  criou uma fan page no Facebook para a avó, onde começou a publicar textos bem humorados sobre o dia a dia dos dois. Em dezembro de 2012, Vovó Nilva faleceu em decorrência de uma infecção urinária, meses antes de completar 80 anos. Fernando conta que, apesar de todos os cuidados, ela não relatava sintoma do problema, pois esquecia no caminho.

Bate papo
Na próxima segunda-feira, quem quiser entrar em contato com o autor Fernando Aguzzoli poderá participar de bate papo pela Twitcam da editora Belas Letras (@belasletras) a partir das 23h.


 



Vovó Nilva faleceu em dezembro de 2013 vítima do Alzheimer

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Alzheimer ,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.