Uma máquina à prova de hackers

24 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Vivendo e aprendendo

Fonte




A recente onda de espionagem internacional tem levado governos a repensarem o uso do computador como um local de arquivo seguro para documentos confidenciais. Preocupação essa que tem trazido novamente aos escritórios as antigas máquinas de escrever, equipamentos inovadores em seu tempo e que merecem reverência do i3i no Dia do Datilógrafo, comemorado em 24 de maio. 

Em 2013, o Serviço Federal de Proteção da Rússia comprou 20 delas com o objetivo de evitar a espionagem. Segundo o governo russo, o uso das máquinas de escrever se estende, ainda, ao Ministério da Defesa e ao Ministério de Proteção Civil. Nos Estados Unidos, em 2009, a prefeitura de Nova Iorque comprou milhares de máquinas de escrever. Lá, os policiais ainda usam o equipamento para preencher recibos de bens e evidências, que são impressos em formulários de papel-carbono. No Brasil, algumas delegacias de polícia mantêm as velhas máquinas, assim como prefeituras de cidades do interior.

Um mercado interessante para pessoas como o restaurador e mecanógrafo Ronaldo Valim de Oliveira, de São Paulo, um verdadeiro apaixonado pelo assunto. Em sua oficina, tudo tem conserto. Já foram mais de 500 restauros ou reformas de máquinas de escrever nos últimos anos.  A paixão começou em meados da década de 80. Chegou a ter mais de 130 exemplares de todas as épocas, incluindo modelos raros, como uma máquina portátil, o notebook do passado.

A história

Inventada na metade do século 19, foi um instrumento amplamente utilizado por secretárias, jornalistas, escritores e homens de negócios. Um datilógrafo treinado conseguia a média de 100 palavras por minuto. Inicialmente, eram completamente mecânicas. As elétricas foram introduzidas por volta de 1920. 

O surgimento desta tecnologia contribuiu para a emancipação feminina, pois, com a rejeição das máquinas de escrever por parte dos escreventes homens, possibilitou-se que a mulher ingressasse no mercado de trabalho dos escritórios. Os jovens e as mulheres de capacitaram com os cursos de datilografia e ocuparam este espaço.

Vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=aybFpXYA2ZU
https://www.youtube.com/watch?v=vnnQmNh_ux8


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Tecnologia,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.