Uma semana de repúdio à violência contra o idoso

10 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

A semana que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, será de muitas atividades pelo país. A ideia é alertar sobre os riscos à saúde física e mental dessas pessoas e dar subsídios para que parentes e amigos não negligenciem frente a sinais de maus tratos.


Cuidado e orientação nunca são demais para preservar a saúde.

Uma das ações de peso será desenvolvida em Boa Vista, capital de Roraima. A programação se estende até o domingo, com panfletagem em hospitais e unidades básicas de saúde e palestras sobre formas de violência, municípios com maior incidência de casos e formas de prevenção. Conforme a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da pessoa Idosa, Lucinete Nazaré Trindade Oliveira, as ações têm a finalidade de sensibilizar a sociedade. Outro exemplo vem de Maceió, em Alagoas. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, promoveu o Seminário Municipal de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. “Precisamos fortalecer sempre esta causa e trabalhar para a garantia dos direitos de todos os nossos idosos”, ressaltou a secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti.

Também há ações previstas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde a campanha deste ano abordará o tema Intergeracionalidade.  Com agenda até o dia 25, a proposta de 2014 é integrar gerações por meio de uma programação que contará com rodas de conversa, seminário e caminhada. Todas as atividades são gratuitas.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.  O objetivo da data, segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como um ato normal. 

Casos de violência contra idosos podem ser denunciados na Delegacia de Polícia ou por meio do disque denúncia no 181.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Violência,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.