Você sabe a diferença entre poupar e investir?

26 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte


Especialista diz que é preciso fazer o dinheiro ”funcionar a seu favor”. Foto: Getty Images

Guardar dinheiro pensando na saúde financeira do seu futuro é uma das ferramentas que ajuda a garantir longevidade com qualidade e bem estar. Contudo, nem todos têm essa preocupação ou identificam a importância do planejamento. “Boa parte das pessoas que dizem ter problema com dinheiro, na verdade, têm problema com comportamento. Apenas precisam aprender a lidar com as finanças”, avalia o educador financeiro Janser Rojo. 

De acordo com o especialista, um exemplo disso é a confusão entre o que é investimento e o que é poupar. “Por incrível que pareça, essa distinção não está no risco, no dinheiro, no produto financeiro e muito menos no período em que esse dinheiro fica aplicado. A questão está no objetivo final de cada um”, acrescenta. Segundo Rojo, as pessoas tendem a minimizar ou confundir a diferença entre as duas opções. 
No entanto, trata-se de um detalhe que se desdobra em fracasso financeiro, pois os objetivos acabam nunca sendo alcançados. “Poupar é guardar dinheiro para usar no futuro, comprar alguma coisa com ele. Investimento é juntar dinheiro, não mexer nele, para que este gere rendimentos e, aí sim, usar os lucros mais para frente”, explica. Investir, por exemplo, é o recomendado para quem quer viver de renda no futuro. Contudo, é preciso ter as metas claras.

Rojo ressalta que, por mais óbvio que pareça, o exemplo da galinha dos ovos de ouro é muito elucidativo. “Poupar e depois gastar tudo é matar a galinha. Investimento é cuidar da galinha e vender só os ovos”, destaca. Segundo o especialista, a questão é que a lógica consumista faz com que as pessoas se comportem mal e gastem tudo. “Depois, começa a busca desenfreada por mais dinheiro. Isso impacta inclusive na qualidade de vida das pessoas. É preciso ter calma, paciência e, sobretudo conhecimento para fazer o dinheiro funcionar a seu favor”, finaliza Rojo.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Renda, Finanças,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.