Yoga traz benefícios para todas as idades

10 de setembro de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Esporte

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

Os alunos que chegam para participar de uma aula de Yoga no Centro Iyengar, em São Paulo, têm idades bem variadas. O mais novo está com vinte e poucos anos, e o mais velho com setenta anos. A cena não surpreende: a atividade traz benefícios físicos e mentais para todos, independentemente da idade.  E como o exercícios praticados são de baixo impacto, não oferecem muitos riscos para os participantes.

 


A yoga traz benefícios para o corpo, mas também para a mente, melhorando o foco e a concentração.

A professora que entra na sala para dar aula, Luciana Brandão, 47 anos, fundadora do centro, está acostumada com turmas bem diversificadas. “Eu já dei aula para um aluno com quase 80 anos durante um curso especial para a terceira idade”, lembra. Ela acredita yoga é o exercício ideal para todos porque as pessoas não precisam ser muito flexíveis ou coordenadas para praticar, e logo percebem uma rápida evolução nessas habilidades.


Uma aluna que marcou muito a sua trajetória foi uma senhora que sofria da Doença de Parkinson. “Após algumas aulas ela sentiu mais estabilidade no corpo e mais facilidade para se vestir sozinha”, comemora. Ao mesmo tempo, a aluna teve liberdade de avançar nos exercícios aos poucos, já que a yoga permite que cada um siga o seu ritmo individual.


A yoga também pode trazer benefícios para a mente, melhorando o foco e a concentração. “A yoga te exige enfrentar pequenos desafios em cada aula. Isso dá confiança para as pessoas enfrentarem pequenos desafios na vida”, diz. E os estudos confimam: Uma pesquisa recente da Universidade de Illinois descobriu que adultos com idades entre 55 e 79 anos, que praticam yoga três vezes por semana, têm desempenho melhor em testes cognitivos.


A única recomendação de Luciana é que os interessados encontrem um centro de yoga que seja profissional e que capacite os instrutores regularmente. “Tem que ser um local que tenha uma boa formação, que seja exigente, e que tenha compromisso com o método  escolhido”, conclui.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Meditação,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.