Ah... Os motores

24 de março de 2014, escrito por Eduardo Giez Estima

Fonte

Olá.

Os motores mexem nossos olhos. Carros, motos, aviões, lanchas e, por que não, tratores e trens?

Ok, que bons tempos eram aqueles em que namorar no carro era seguro. Em todos os sentidos. Apertado? Como assim, se o banco dianteiro era inteiriço? Ali se podia tudo. Quer dizer, tudo até o célebre -"opa, sem mão boba, tá?"

Os Simcas, o JK, os Aero Willys e o Galaxie, eram lugares espetaculares para se passar uma noite de lua cheia, como essa agora em março. Todo amarrotados chegavá-mos em casa, felizes, no emprestado carro do pai ou do sogro.

Quem não tinha o carro, dava outro jeito. Mas o amor era lindo. Ops, o amor segue lindo.

Hoje nos preocupamos com a deformação dos painéis, dos tantos air bags que servem o carro e, parar num local ermo, para aquele beijo... Nem pensar.

Por isso vamos lembrar dos anos passados e curtir o que temos recebido hoje também. Clássicos e modernos, vamos comentá-los aqui. Fotos... Sim, queremos fotos.

Então, que tal começar falando não de um vintage, ou pós guerra, mas de um franco/brasileiro que era inigulável em suas aceleradas pelo ronco do pequeno V8? Sim, o Simca: Chambord, 3 Andorinhas, Tufão, Rallye e Emi-Sul? 6 lugares, chamado de Belantônio ou Maestro, de tantos Con"s"ertos que exigia no começo de carreira. Minha família teve alguns. Nos anos 67/68, a Chrysler veio ao Brasil e papou a Simca, já com a nova linha Esplanada, o standard Regente e o até hoje apreciado GTX. Câmbio no assoalho, bancos de couro individuais, cor vermelha e suas inigualáveis faixas esportivas pretas. Rodas cromadas... Disputava com o já Alfa Romeo 2150, sucessor do FNM JK, o topo da linha esportiva nacional.

Aqui envio uma foto de uma Jangada, a primeira station wagon brasileira, derivada do Simca. Na foto, minha família se divertindo numa tarde dentro de um Zoo.

Mandem dicas e fotos para seguirmos falando.

Um abraço!


Dois momentos, duas Jangadas: a da esquerda, 63. A da direita, 65, já Tufão e tampa traseira barrigudinha!



Mais colunas de Eduardo Giez Estima


Eduardo Giez Estima



Empresário apaixonado por motores como quase todos brasileiros.

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.