Aprenda a lidar com a sua sombra

20 de abril de 2014, escrito por Anmol Arora

Fonte

Há alguns dias, assisti a um filme que está disponível no Youtube e se chama “O Efeito Sombra”. A produção é da grande escritora americana Debbie Ford juntamente com o médico indiano Deepak Chopra, radicado nos Estados Unidos e autor de mais de 50 livros. A primeira pessoa a discorrer sobre esse assunto foi o psiquiatra suíço Carl Gustav Yung no final do século IXX. Mas afinal, o que é a sombra? Todos nós temos uma sombra?

Sim todos nós temos uma sombra e, como a própria palavra diz, é a falta de luz. Ela se desenvolve durante a vida. Geralmente, a partir da infância. Não nascemos com ela.

A sombra são todos os segredos guardados, a maioria bem escondidos e que não contamos para ninguém, pois morremos de vergonha deles. São sentimentos e pensamentos que consideramos feios e errados. Muitas vezes, aqueles que enxergamos nos outros e criticamos muito, o que chamamos de projeção. Quanto mais defeitos apontamos nos outros, menos enxergamos a sombra que habita o nosso interior.

Para tratarmos a nossa sombra, precisamos primeiro olhar menos as imperfeições das outras pessoas. Dessa forma, o olhar se volta mais para si. Perdemos menos tempo querendo mudar os outros e canalizamos essa energia para a busca do autoconhecimento e aperfeiçoamento.

O segundo passo é acolher a sombra. A tomada de consciência é como acender a luz. Parar de fazer de conta. Aceitar a própria verdade. E o sentimento mais nobre e que acende um holofote sobre as nossas cabeças e ilumina o nosso coração é a compaixão. Não há luz maior. Não há estado mais libertador. Assim, sombra e luz se integram na aceitação e no perdão de si mesmo. Sempre teremos sombra, mas à medida que sentimos compaixão, saberemos lidar com todos os aspectos que saltam de dentro de nós. Sentiremo-nos mais inteiros, integrados, acolhidos e amados por nós mesmos.



Mais colunas de Anmol Arora


Anmol Arora



Nasceu na Índia em 1965. Reside no Brasil desde 1971. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Especializou-se em Psiquiatria no Rio Grande do Sul. Trabalha numa visão humanística utilizando técnicas de autoconhecimento e Yoga. Co- autora do livro Terapias Quânticas do físico quântico Harbans Lal Arora. Co-fundadora da ONG Mente Viva que trabalha com a Meditação pela paz escolas.

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.